love to be loved!

© 2014, SWLAND | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

   // QUEM SOMOS

UMA EMPRESA FAMILIAR

 

A SWLAND, é um projecto familiar, que visa dar continuidade ao trabalho desenvolvido por várias gerações, na dedicação à terra e na procura das melhores práticas, garantindo a máxima qualidade e o melhor sabor dos produtos.

 

Aproveitando aquilo que a terra dá e aplicando no dia-a-dia os saberes transmitidos no tempo pela nossa gente, procuramos inovar, aliando saberes milenares e tecnologia, respeitando e preservando a natureza e o meio envolvente, e tentando aproveitar ao máximo as características oferecidas pela região onde nos inserimos.

 

A actividade da SWLAND, está localizada no sudoeste da Europa, em Portugal, na região do Alentejo, numa região caracterizada pela planície, a serra, o rio, o mar e as praias, onde cultivamos, cuidamos, recolhemos e transformamos aquilo que a região tem de melhor para nos oferecer,  dando origem a alguns dos melhores néctares, com imenso sentido de pureza e sabor, com carácter tipicamente mediterrânico.

ABETARDA
 
Simbolo da SWLAND, a  Abetarda (Otis tarda), é uma das espécies mais belas e emblemáticas do Alentejo, que embora tendo um grande porte, sendo a ave de maior peso na europa e uma das mais corpolentas aves voadoras do mundo, só superada pela Abetarda gigante Choriotis kori da Africa do Sul, e com uma penagem multicolorida, é uma das mais difíceis de observar.
 
Ameaçada a nível mundial, tem sofrido desde o século XVIII um forte declínio, devido às alterações dos meios rurais, tanto por intensificação e abandono agrícola, como pela crescente pressão humana que conduziu a perdas de habitat. Em Portugal é considerada uma espécie vulnerável, estando ameaçada, podendo ser encontrados os maiores grupos desta espécie a sul, no Baixo Alentejo, na zonas protegidas de Cuba e Castro Verde.

MONTE DAS PRESAS

 

O lugar que é inspiração e onde começou este projecto. Está localizado entre os concelhos de Cuba e Vidigueira, numa zona denominada de "presas", local rico em fauna e flora, caracterizado pelas vinhas, olivais e hortas, os quais dão dos melhores frutos da região.

 

Não se sabe ao certo ao que se deve o seu nome, a expressão

"boas presas"

, é usada para descrever coisas muito boas ou que são elaboradas de forma perfeita, podendo ser um reconhecimento pela já remota produção agricola que aqui se fazia, ou então o seu nome está associado à presença romana, que outrora, durante o seu dominio aqui habitou, existindo vestigios, daquilo que se julga ser uma villa rustica ou vicus, havendo possibilidade de aqui terem sido construidas

"Presas", ou,

represas de água, que eram usadas para fins agricolas, e poderá estar o seu nome associado a estas construções.

O nosso segredo está em amarmos o que fazemos e respeitar tudo aquilo que nos envolve.

SWLAND

ALENTEJO | PORTUGAL